Programação

FILTRE POR DATA

FILTRE POR TEMAS

Escolha as temáticas

18/10

09:00

Esmeralda

SEBRAE - ESPAÇO MPE

Comportamento do consumidor, o que precisamos saber?

Analisar o comportamento do consumidor é essencial para a manutenção da competitividade de qualquer negócio, permitindo concentrar os esforços onde realmente é necessário para que os resultados sejam alcançados. A palestra tem o objetivo de esclarecer os principais tópicos de análise e dados do setor supermercadista para pequenos negócios.

Sinopse

Jonas Bovolenta

Especialista em varejo e mercado de consumo

SEBRAE - ESPAÇO MPE

Comportamento do consumidor, o que precisamos saber?

Analisar o comportamento do consumidor é essencial para a manutenção da competitividade de qualquer negócio, permitindo concentrar os esforços onde realmente é necessário para que os resultados sejam alcançados. A palestra tem o objetivo de esclarecer os principais tópicos de análise e dados do setor supermercadista para pequenos negócios.

Sinopse

Jonas Bovolenta

Especialista em varejo e mercado de consumo

18/10

09:00

Rubi

SEBRAE - ESPAÇO MPE

Margem x Volume, como ser eficiente e otimizar a rentabilidade

Abordagem quanto a importância da análise sobre margem de contribuição e sua interface com indicador de performance dos negócios.

Sinopse

João Victor Vasconscelos

Administrador, graduado em Processos Gerenciais.

SEBRAE - ESPAÇO MPE

Margem x Volume, como ser eficiente e otimizar a rentabilidade

Abordagem quanto a importância da análise sobre margem de contribuição e sua interface com indicador de performance dos negócios.

Sinopse

João Victor Vasconscelos

Administrador, graduado em Processos Gerenciais.

18/10

10:30

Rubi

SEBRAE - ESPAÇO MPE

Instagram para Negócios: 8 dicas para vender do jeito certo

O Instagram é, atualmente, uma rede social muito utilizada no Brasil por milhões de pessoas. Por isso, se tornou também um importante canal de relacionamento com os clientes, que pode gerar muitas vendas. Contudo, a atuação das empresas nessa ferramenta, que oferece um perfil específico para empresas com funcionalidades especiais, precisa de estratégias de marketing pré-estabelecidas. Não adianta só postar sem ter um objetivo.

Sinopse

Ana Paula Ribeiro

Consultora de Marketing no SEBRAE Minas.

SEBRAE - ESPAÇO MPE

Instagram para Negócios: 8 dicas para vender do jeito certo

O Instagram é, atualmente, uma rede social muito utilizada no Brasil por milhões de pessoas. Por isso, se tornou também um importante canal de relacionamento com os clientes, que pode gerar muitas vendas. Contudo, a atuação das empresas nessa ferramenta, que oferece um perfil específico para empresas com funcionalidades especiais, precisa de estratégias de marketing pré-estabelecidas. Não adianta só postar sem ter um objetivo.

Sinopse

Ana Paula Ribeiro

Consultora de Marketing no SEBRAE Minas.

18/10

11:00

Esmeralda

SEBRAE - ESPAÇO MPE

“Padaria, o pão e o ponto” – Como fazer o Raio X do seu ponto comercial

No varejo da alimentação como padarias, oferecer um bom produto e uma estrutura bem montada nem sempre é sinônimo de sucesso. A localização do estabelecimento tem grande influência nesse desempenho e para isso é fundamental aprender a analisar de forma estratégias as variáveis do território que impactam nas vendas.

Sinopse

Rodrigo Eduardo Barbosa

Analista Técnico do Sebrae Minas

SEBRAE - ESPAÇO MPE

“Padaria, o pão e o ponto” – Como fazer o Raio X do seu ponto comercial

No varejo da alimentação como padarias, oferecer um bom produto e uma estrutura bem montada nem sempre é sinônimo de sucesso. A localização do estabelecimento tem grande influência nesse desempenho e para isso é fundamental aprender a analisar de forma estratégias as variáveis do território que impactam nas vendas.

Sinopse

Rodrigo Eduardo Barbosa

Analista Técnico do Sebrae Minas

18/10

14:00

Diamante

ECONOMIA E POLÍTICA

Perspectivas econômicas. O Brasil e o Mundo

Discutir o cenário político e econômico no Brasil e no mundo; a influência da pandemia, da guerra Rússia e Ucrânia, da inflação e das eleições no mercado.

Sinopse

Pablo Spyer (Touro de Ouro)

Apresentador na Jovem PAN

Rafael Furlanetti

Sócio e Diretor Institucional na XP Investimentos

ECONOMIA E POLÍTICA

Perspectivas econômicas. O Brasil e o Mundo

Discutir o cenário político e econômico no Brasil e no mundo; a influência da pandemia, da guerra Rússia e Ucrânia, da inflação e das eleições no mercado.

Sinopse

Pablo Spyer (Touro de Ouro)

Apresentador na Jovem PAN

Rafael Furlanetti

Sócio e Diretor Institucional na XP Investimentos

18/10

15:30

Diamante

INSTITUCIONAL

Solenidade de Abertura

Sinopse

INSTITUCIONAL

Solenidade de Abertura

Sinopse

19/10

09:00

Diamante

TENDÊNCIAS E CENÁRIOS

A ciência do consumo e o futuro do varejo

Demonstrar como a ciência impacta na evolução do comportamento do consumidor e a na gestão do relacionamento com os clientes.

Sinopse

Fernando Gibotti

Coordenador em Projetos

TENDÊNCIAS E CENÁRIOS

A ciência do consumo e o futuro do varejo

Demonstrar como a ciência impacta na evolução do comportamento do consumidor e a na gestão do relacionamento com os clientes.

Sinopse

Fernando Gibotti

Coordenador em Projetos

19/10

09:00

Rubi

INSTITUCIONAL

Atualizações com o Jurídico AMIS

Apresentar as principais mudanças em Fiscalização: Rotulagem nutricional, álcool líquido e na área Trabalhista: Recentes atualizações legislativas: MP 1108 Teletrabalho e auxílio alimentação; MP 1109 Medidas emergenciais de calamidades pública.

Sinopse

Conrado Di Mambro

Advogado, especialista em Direito do Trabalho. Sócio do Mantuano & Di Mambro Advocacia

Karina Menezes

Gerente Jurídico no Cencosud e Presidente do Comitê Jurídico da AMIS.

INSTITUCIONAL

Atualizações com o Jurídico AMIS

Apresentar as principais mudanças em Fiscalização: Rotulagem nutricional, álcool líquido e na área Trabalhista: Recentes atualizações legislativas: MP 1108 Teletrabalho e auxílio alimentação; MP 1109 Medidas emergenciais de calamidades pública.

Sinopse

Conrado Di Mambro

Advogado, especialista em Direito do Trabalho. Sócio do Mantuano & Di Mambro Advocacia

Karina Menezes

Gerente Jurídico no Cencosud e Presidente do Comitê Jurídico da AMIS.

19/10

09:00

Esmeralda

OPERAÇÃO EFICIENTE

Perda ampliada: como proteger e potencializar seu lucro

Apresentar as principais ações para eficiência da operação, redução de perdas, proteção do lucro. Discutir indicadores, gestão de PP, conceito “best before” entre outros.

Sinopse

Carlos Eduardo Santos

Professor, palestrante, presidente da ABRAPPE - Associação Brasileira de Prevenção de Perdas.

OPERAÇÃO EFICIENTE

Perda ampliada: como proteger e potencializar seu lucro

Apresentar as principais ações para eficiência da operação, redução de perdas, proteção do lucro. Discutir indicadores, gestão de PP, conceito “best before” entre outros.

Sinopse

Carlos Eduardo Santos

Professor, palestrante, presidente da ABRAPPE - Associação Brasileira de Prevenção de Perdas.

19/10

10:30

Diamante

DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO

A arte de montar, preparar e reter equipes

Sem gente de qualidade, no lugar certo, engajada e alinhada com as metas de longo prazo da empresa, nenhum negócio corre o rico de dar certo. E mais: se não trabalhar a retenção, não funciona!!

Sinopse

Márcio Utsch

Presidente do conselho da CEMIG

DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO

A arte de montar, preparar e reter equipes

Sem gente de qualidade, no lugar certo, engajada e alinhada com as metas de longo prazo da empresa, nenhum negócio corre o rico de dar certo. E mais: se não trabalhar a retenção, não funciona!!

Sinopse

Márcio Utsch

Presidente do conselho da CEMIG

19/10

10:30

Rubi

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

As "startups" e as soluções para o varejo

Apresentações e pitchs com startups e hubs de inovação para o setor supermercadista e troca de informações com empresários do segmento.

Sinopse

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

As "startups" e as soluções para o varejo

Apresentações e pitchs com startups e hubs de inovação para o setor supermercadista e troca de informações com empresários do segmento.

Sinopse

19/10

12:00

Diamante

DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO

Sede de vencer

Uma palestra inspiradora que fala sobre forças adormecidas dentro de nós e de atitudes necessárias para vencer.

Sinopse

José Felipe Carneiro

Fundador da Cervejaria Wals

DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO

Sede de vencer

Uma palestra inspiradora que fala sobre forças adormecidas dentro de nós e de atitudes necessárias para vencer.

Sinopse

José Felipe Carneiro

Fundador da Cervejaria Wals

19/10

14:00

Rubi

MARKETING E COMERCIAL

A ascensão do pós-consumidor: compreendendo e atendendo as demandas do novo consumidor

Avaliar o conjunto de percepções e impressões que um consumidor possui para atender esse “pós-consumidor”, que ganha ainda mais força e influência no pós-pandemia.

Sinopse

Jacques Meir

CKO no Grupo Padrão.

MARKETING E COMERCIAL

A ascensão do pós-consumidor: compreendendo e atendendo as demandas do novo consumidor

Avaliar o conjunto de percepções e impressões que um consumidor possui para atender esse “pós-consumidor”, que ganha ainda mais força e influência no pós-pandemia.

Sinopse

Jacques Meir

CKO no Grupo Padrão.

19/10

14:00

Esmeralda

OPERAÇÃO EFICIENTE

Entendendo o conceito de "Mercado Honesto"

Apresentar a estruturação, funcionamento e casos de mini-mercados de conveniência localizados em condomínios e espaços comerciais, que atendem as necessidades das pessoas de maneira prática e rápida.

Sinopse

Vitor Casagrande

Co-Founder at Be Honest

Marcelo Carneiro

Sócio da Be Honest

OPERAÇÃO EFICIENTE

Entendendo o conceito de "Mercado Honesto"

Apresentar a estruturação, funcionamento e casos de mini-mercados de conveniência localizados em condomínios e espaços comerciais, que atendem as necessidades das pessoas de maneira prática e rápida.

Sinopse

Vitor Casagrande

Co-Founder at Be Honest

Marcelo Carneiro

Sócio da Be Honest

19/10

14:00

Diamante

TENDÊNCIAS E CENÁRIOS

O varejo de alimentos, seus desafios e oportunidades

Sinopse

TENDÊNCIAS E CENÁRIOS

O varejo de alimentos, seus desafios e oportunidades

Sinopse

19/10

15:30

Esmeralda

MARKETING E COMERCIAL

A força da comunicação digital para gerar fluxo em loja e no e-commerce

Marketing no ponto de venda, varejo, comunicação, marketing digital, integração de canais, integração digital, regionalização, construção de relação de jornada de compras, além do mundo Drika, Vuca e Bani.

Sinopse

Daniela Capeletti

Head of Client Performance, Senso Mídia de Performance

MARKETING E COMERCIAL

A força da comunicação digital para gerar fluxo em loja e no e-commerce

Marketing no ponto de venda, varejo, comunicação, marketing digital, integração de canais, integração digital, regionalização, construção de relação de jornada de compras, além do mundo Drika, Vuca e Bani.

Sinopse

Daniela Capeletti

Head of Client Performance, Senso Mídia de Performance

19/10

15:30

Diamante

DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO

Governança e sucessão: desafios e oportunidades

Painel com a participação de especialistas e convidados sucessores e sucedidos do setor supermercadista mineiro.

Sinopse

Domingos Ricca

Conselheiro de administração

DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO

Governança e sucessão: desafios e oportunidades

Painel com a participação de especialistas e convidados sucessores e sucedidos do setor supermercadista mineiro.

Sinopse

Domingos Ricca

Conselheiro de administração

20/10

09:00

Diamante

OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA

A jornada de dados e o varejo brasileiro

A análise de dados faz, cada vez mais, diferença na disputa pelo cliente. Entenda como utilizá-la no dia a dia de sua empresa.

Sinopse

Rafael Andreatta

Diretor de Inteligência de Mercado

OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA

A jornada de dados e o varejo brasileiro

A análise de dados faz, cada vez mais, diferença na disputa pelo cliente. Entenda como utilizá-la no dia a dia de sua empresa.

Sinopse

Rafael Andreatta

Diretor de Inteligência de Mercado

20/10

09:00

Esmeralda

MARKETING E COMERCIAL

Inteligência em Pricing gerando resultados competitivos e financeiros no Varejo

Uma estratégia de precificação precisa considerar o público-alvo da loja, ter o entendimento do mercado e uma estratégia bem definida. Como a inteligência e ferramentas de pricing podem ser aplicadas de forma prática para que o varejista tenha mais competitividade e rentabilidade em um cenário cada vez mais desafiador.

Sinopse

Jorge Ortiz

Empresário e CEO da Pricemet

MARKETING E COMERCIAL

Inteligência em Pricing gerando resultados competitivos e financeiros no Varejo

Uma estratégia de precificação precisa considerar o público-alvo da loja, ter o entendimento do mercado e uma estratégia bem definida. Como a inteligência e ferramentas de pricing podem ser aplicadas de forma prática para que o varejista tenha mais competitividade e rentabilidade em um cenário cada vez mais desafiador.

Sinopse

Jorge Ortiz

Empresário e CEO da Pricemet

20/10

09:00

Rubi

OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA

Novas tendências com lojas autônomas

As restrições impostas pela pandemia impulsionaram a transformação digital. Uma inovação que ganhou força foram os minimercados de condomínio e as lojas autônomas.

Sinopse

OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA

Novas tendências com lojas autônomas

As restrições impostas pela pandemia impulsionaram a transformação digital. Uma inovação que ganhou força foram os minimercados de condomínio e as lojas autônomas.

Sinopse

20/10

10:30

Esmeralda

OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA

Diversidade e o mercado 50+

A geração 50, ou “economia prata”, já representa um dos principais segmentos de consumo e eles querem experenciar sem limites, onde estiveream e no momento que desejarem. Conheça o que é o “TOTAL COMMERCE”, modelo que integra o físico (off), o virtual (on) e o social para aumentar o engajamento, facilitar a experiência e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Sinopse

OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA

Diversidade e o mercado 50+

A geração 50, ou “economia prata”, já representa um dos principais segmentos de consumo e eles querem experenciar sem limites, onde estiveream e no momento que desejarem. Conheça o que é o “TOTAL COMMERCE”, modelo que integra o físico (off), o virtual (on) e o social para aumentar o engajamento, facilitar a experiência e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Sinopse

20/10

10:30

Diamante

TENDÊNCIAS E CENÁRIOS

Tecnologias e o varejo do futuro

Apresentar o resumo dos principais eventos internacionais em 2022: Websummit Lisboa | NRF | SXSW | World Retail Congress e destacar as novidades em: assistentes de voz, blockchain, internet das coisas e dos sentidos, inteligência artificial, social-commerce, etc.

Sinopse

Vagner Jesus

Sócio e CEO do Whow!

TENDÊNCIAS E CENÁRIOS

Tecnologias e o varejo do futuro

Apresentar o resumo dos principais eventos internacionais em 2022: Websummit Lisboa | NRF | SXSW | World Retail Congress e destacar as novidades em: assistentes de voz, blockchain, internet das coisas e dos sentidos, inteligência artificial, social-commerce, etc.

Sinopse

Vagner Jesus

Sócio e CEO do Whow!

20/10

12:00

Diamante

OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA

O uso prático de NFTs e o desafio do Metaverso

O metaverso tende a invadir o varejo. Dessa forma, mais do que interagir, jogar e se divertir, o cliente poderá fazer suas compras de modo mais imersivo, graças a realidade aumentada (RA) e aos avatares digitais.

Sinopse

Bruno

Co-Founder at Mercafácil

Walter Longo

Especialista em Inovação e Transformação Digital

Daniel Bottas

Atuou no Facebook - Meta

Renato Castro

Co-Founder Estratégias que transformam

OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA

O uso prático de NFTs e o desafio do Metaverso

O metaverso tende a invadir o varejo. Dessa forma, mais do que interagir, jogar e se divertir, o cliente poderá fazer suas compras de modo mais imersivo, graças a realidade aumentada (RA) e aos avatares digitais.

Sinopse

Bruno

Co-Founder at Mercafácil

Walter Longo

Especialista em Inovação e Transformação Digital

Daniel Bottas

Atuou no Facebook - Meta

Renato Castro

Co-Founder Estratégias que transformam

20/10

14:00

Rubi

OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA

Desafios do on-line x varejo físico

Avaliar as oportunidades do varejo com um consumidor que está retornando às lojas físicas: integrando o on-line ao off-line

Sinopse

Sílvio Sousa

Conselheiro do Segmento de Supermercados na TOTVS

OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA

Desafios do on-line x varejo físico

Avaliar as oportunidades do varejo com um consumidor que está retornando às lojas físicas: integrando o on-line ao off-line

Sinopse

Sílvio Sousa

Conselheiro do Segmento de Supermercados na TOTVS

20/10

14:00

Esmeralda

OPERAÇÃO EFICIENTE

Marcas próprias: uma tendência rentável

A pandemia e a crise econômica impulsionaram o aumento das vendas de marcas dos próprios varejistas, principalmente porque costumam ser mais baratas do que as tradicionais. O resultado mais expressivo, no entanto, é a comparação entre os períodos pré e pós-pandemia. Marcas próprias, a tendência ganha cada dia mais espaço e vem pra ficar. Conheça como criar e transformar essa estratégia diferenciada na sua empresa.

Sinopse

Neide Montesano

Presidente da ABMAPRO – Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização e CEO da Montesano Negócio.

OPERAÇÃO EFICIENTE

Marcas próprias: uma tendência rentável

A pandemia e a crise econômica impulsionaram o aumento das vendas de marcas dos próprios varejistas, principalmente porque costumam ser mais baratas do que as tradicionais. O resultado mais expressivo, no entanto, é a comparação entre os períodos pré e pós-pandemia. Marcas próprias, a tendência ganha cada dia mais espaço e vem pra ficar. Conheça como criar e transformar essa estratégia diferenciada na sua empresa.

Sinopse

Neide Montesano

Presidente da ABMAPRO – Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização e CEO da Montesano Negócio.

20/10

14:00

Diamante

OPERAÇÃO EFICIENTE

Supermercado Milionário: a jornada

Apresentar o primeiro “reality show” de supermercados do Brasil: 28 episódios dentro de 7 supermercados, mostrando na prática as ações necessárias para colocá-los no rumo a se tornar um Supermercado Milionário.

Sinopse

Leandro Rosadas

Consultor

OPERAÇÃO EFICIENTE

Supermercado Milionário: a jornada

Apresentar o primeiro “reality show” de supermercados do Brasil: 28 episódios dentro de 7 supermercados, mostrando na prática as ações necessárias para colocá-los no rumo a se tornar um Supermercado Milionário.

Sinopse

Leandro Rosadas

Consultor

20/10

15:30

Rubi

MARKETING E COMERCIAL

Adequando o mix de compra ao shopper

É na seleção e exposição dos produtos na loja que se concretiza a estratégia de sortimento de uma empresa. Um bom planejamento é vital, mas sem uma estratégia de execução no ponto de venda não haverá resultados. Saiba como ter melhores resultados na gestão do sortimento nessa palestra.

Sinopse

Fátima Merlin

Master Business em Marketing, Economista

MARKETING E COMERCIAL

Adequando o mix de compra ao shopper

É na seleção e exposição dos produtos na loja que se concretiza a estratégia de sortimento de uma empresa. Um bom planejamento é vital, mas sem uma estratégia de execução no ponto de venda não haverá resultados. Saiba como ter melhores resultados na gestão do sortimento nessa palestra.

Sinopse

Fátima Merlin

Master Business em Marketing, Economista

20/10

15:30

Esmeralda

OPERAÇÃO EFICIENTE

O novo design de loja

Apresentar as tendências em arquitetura, ambientação, loja dentro da loja, como estratégias para alavancar vendas.

Sinopse

OPERAÇÃO EFICIENTE

O novo design de loja

Apresentar as tendências em arquitetura, ambientação, loja dentro da loja, como estratégias para alavancar vendas.

Sinopse