Programação
FILTRE POR DATA
FILTRE POR TEMAS
18/10
09:00
Esmeralda
SEBRAE - ESPAÇO MPE
Comportamento do consumidor, o que precisamos saber?
Analisar o comportamento do consumidor é essencial para a manutenção da competitividade de qualquer negócio, permitindo concentrar os esforços onde realmente é necessário para que os resultados sejam alcançados. A palestra tem o objetivo de esclarecer os principais tópicos de análise e dados do setor supermercadista para pequenos negócios.
Jonas Bovolenta
Especialista em varejo e mercado de consumo
- 18/10
- - 09:00
- Esmeralda
SEBRAE - ESPAÇO MPE
Comportamento do consumidor, o que precisamos saber?
Analisar o comportamento do consumidor é essencial para a manutenção da competitividade de qualquer negócio, permitindo concentrar os esforços onde realmente é necessário para que os resultados sejam alcançados. A palestra tem o objetivo de esclarecer os principais tópicos de análise e dados do setor supermercadista para pequenos negócios.
Jonas Bovolenta
Especialista em varejo e mercado de consumo
18/10
09:00
Rubi
SEBRAE - ESPAÇO MPE
Margem x Volume, como ser eficiente e otimizar a rentabilidade
Abordagem quanto a importância da análise sobre margem de contribuição e sua interface com indicador de performance dos negócios.
João Victor Vasconscelos
Administrador, graduado em Processos Gerenciais.
- 18/10
- - 09:00
- Rubi
SEBRAE - ESPAÇO MPE
Margem x Volume, como ser eficiente e otimizar a rentabilidade
Abordagem quanto a importância da análise sobre margem de contribuição e sua interface com indicador de performance dos negócios.
João Victor Vasconscelos
Administrador, graduado em Processos Gerenciais.
18/10
10:30
Rubi
SEBRAE - ESPAÇO MPE
Instagram para Negócios: 8 dicas para vender do jeito certo
O Instagram é, atualmente, uma rede social muito utilizada no Brasil por milhões de pessoas. Por isso, se tornou também um importante canal de relacionamento com os clientes, que pode gerar muitas vendas. Contudo, a atuação das empresas nessa ferramenta, que oferece um perfil específico para empresas com funcionalidades especiais, precisa de estratégias de marketing pré-estabelecidas. Não adianta só postar sem ter um objetivo.
Ana Paula Ribeiro
Consultora de Marketing no SEBRAE Minas.
- 18/10
- - 10:30
- Rubi
SEBRAE - ESPAÇO MPE
Instagram para Negócios: 8 dicas para vender do jeito certo
O Instagram é, atualmente, uma rede social muito utilizada no Brasil por milhões de pessoas. Por isso, se tornou também um importante canal de relacionamento com os clientes, que pode gerar muitas vendas. Contudo, a atuação das empresas nessa ferramenta, que oferece um perfil específico para empresas com funcionalidades especiais, precisa de estratégias de marketing pré-estabelecidas. Não adianta só postar sem ter um objetivo.
Ana Paula Ribeiro
Consultora de Marketing no SEBRAE Minas.
18/10
11:00
Esmeralda
SEBRAE - ESPAÇO MPE
“Padaria, o pão e o ponto” – Como fazer o Raio X do seu ponto comercial
No varejo da alimentação como padarias, oferecer um bom produto e uma estrutura bem montada nem sempre é sinônimo de sucesso. A localização do estabelecimento tem grande influência nesse desempenho e para isso é fundamental aprender a analisar de forma estratégias as variáveis do território que impactam nas vendas.
Rodrigo Eduardo Barbosa
Analista Técnico do Sebrae Minas
- 18/10
- - 11:00
- Esmeralda
SEBRAE - ESPAÇO MPE
“Padaria, o pão e o ponto” – Como fazer o Raio X do seu ponto comercial
No varejo da alimentação como padarias, oferecer um bom produto e uma estrutura bem montada nem sempre é sinônimo de sucesso. A localização do estabelecimento tem grande influência nesse desempenho e para isso é fundamental aprender a analisar de forma estratégias as variáveis do território que impactam nas vendas.
Rodrigo Eduardo Barbosa
Analista Técnico do Sebrae Minas
18/10
14:00
Diamante
ECONOMIA E POLÍTICA
Perspectivas econômicas. O Brasil e o Mundo
Discutir o cenário político e econômico no Brasil e no mundo; a influência da pandemia, da guerra Rússia e Ucrânia, da inflação e das eleições no mercado.
Pablo Spyer (Touro de Ouro)
Apresentador na Jovem PAN
Rafael Furlanetti
Sócio e Diretor Institucional na XP Investimentos
- 18/10
- - 14:00
- Diamante
ECONOMIA E POLÍTICA
Perspectivas econômicas. O Brasil e o Mundo
Discutir o cenário político e econômico no Brasil e no mundo; a influência da pandemia, da guerra Rússia e Ucrânia, da inflação e das eleições no mercado.
Pablo Spyer (Touro de Ouro)
Apresentador na Jovem PAN
Rafael Furlanetti
Sócio e Diretor Institucional na XP Investimentos
18/10
15:30
Diamante
INSTITUCIONAL
Solenidade de Abertura
- 18/10
- - 15:30
- Diamante
INSTITUCIONAL
Solenidade de Abertura
19/10
09:00
Diamante
TENDÊNCIAS E CENÁRIOS
A ciência do consumo e o futuro do varejo
Demonstrar como a ciência impacta na evolução do comportamento do consumidor e a na gestão do relacionamento com os clientes.
Fernando Gibotti
Coordenador em Projetos
- 19/10
- - 09:00
- Diamante
TENDÊNCIAS E CENÁRIOS
A ciência do consumo e o futuro do varejo
Demonstrar como a ciência impacta na evolução do comportamento do consumidor e a na gestão do relacionamento com os clientes.
Fernando Gibotti
Coordenador em Projetos
19/10
09:00
Rubi
INSTITUCIONAL
Atualizações com o Jurídico AMIS
Apresentar as principais mudanças em Fiscalização: Rotulagem nutricional, álcool líquido e na área Trabalhista: Recentes atualizações legislativas: MP 1108 Teletrabalho e auxílio alimentação; MP 1109 Medidas emergenciais de calamidades pública.
Conrado Di Mambro
Advogado, especialista em Direito do Trabalho. Sócio do Mantuano & Di Mambro Advocacia
Karina Menezes
Gerente Jurídico no Cencosud e Presidente do Comitê Jurídico da AMIS.
- 19/10
- - 09:00
- Rubi
INSTITUCIONAL
Atualizações com o Jurídico AMIS
Apresentar as principais mudanças em Fiscalização: Rotulagem nutricional, álcool líquido e na área Trabalhista: Recentes atualizações legislativas: MP 1108 Teletrabalho e auxílio alimentação; MP 1109 Medidas emergenciais de calamidades pública.
Conrado Di Mambro
Advogado, especialista em Direito do Trabalho. Sócio do Mantuano & Di Mambro Advocacia
Karina Menezes
Gerente Jurídico no Cencosud e Presidente do Comitê Jurídico da AMIS.
19/10
09:00
Esmeralda
OPERAÇÃO EFICIENTE
Perda ampliada: como proteger e potencializar seu lucro
Apresentar as principais ações para eficiência da operação, redução de perdas, proteção do lucro. Discutir indicadores, gestão de PP, conceito “best before” entre outros.
Carlos Eduardo Santos
Professor, palestrante, presidente da ABRAPPE - Associação Brasileira de Prevenção de Perdas.
- 19/10
- - 09:00
- Esmeralda
OPERAÇÃO EFICIENTE
Perda ampliada: como proteger e potencializar seu lucro
Apresentar as principais ações para eficiência da operação, redução de perdas, proteção do lucro. Discutir indicadores, gestão de PP, conceito “best before” entre outros.
Carlos Eduardo Santos
Professor, palestrante, presidente da ABRAPPE - Associação Brasileira de Prevenção de Perdas.
19/10
10:30
Diamante
DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO
A arte de montar, preparar e reter equipes
Sem gente de qualidade, no lugar certo, engajada e alinhada com as metas de longo prazo da empresa, nenhum negócio corre o rico de dar certo. E mais: se não trabalhar a retenção, não funciona!!
Márcio Utsch
Presidente do conselho da CEMIG
- 19/10
- - 10:30
- Diamante
DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO
A arte de montar, preparar e reter equipes
Sem gente de qualidade, no lugar certo, engajada e alinhada com as metas de longo prazo da empresa, nenhum negócio corre o rico de dar certo. E mais: se não trabalhar a retenção, não funciona!!
Márcio Utsch
Presidente do conselho da CEMIG
19/10
10:30
Rubi
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
As "startups" e as soluções para o varejo
Apresentações e pitchs com startups e hubs de inovação para o setor supermercadista e troca de informações com empresários do segmento.
- 19/10
- - 10:30
- Rubi
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
As "startups" e as soluções para o varejo
Apresentações e pitchs com startups e hubs de inovação para o setor supermercadista e troca de informações com empresários do segmento.
19/10
12:00
Diamante
DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO
Sede de vencer
Uma palestra inspiradora que fala sobre forças adormecidas dentro de nós e de atitudes necessárias para vencer.
José Felipe Carneiro
Fundador da Cervejaria Wals
- 19/10
- - 12:00
- Diamante
DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO
Sede de vencer
Uma palestra inspiradora que fala sobre forças adormecidas dentro de nós e de atitudes necessárias para vencer.
José Felipe Carneiro
Fundador da Cervejaria Wals
19/10
14:00
Rubi
MARKETING E COMERCIAL
A ascensão do pós-consumidor: compreendendo e atendendo as demandas do novo consumidor
Avaliar o conjunto de percepções e impressões que um consumidor possui para atender esse “pós-consumidor”, que ganha ainda mais força e influência no pós-pandemia.
Jacques Meir
CKO no Grupo Padrão.
- 19/10
- - 14:00
- Rubi
MARKETING E COMERCIAL
A ascensão do pós-consumidor: compreendendo e atendendo as demandas do novo consumidor
Avaliar o conjunto de percepções e impressões que um consumidor possui para atender esse “pós-consumidor”, que ganha ainda mais força e influência no pós-pandemia.
Jacques Meir
CKO no Grupo Padrão.
19/10
14:00
Esmeralda
OPERAÇÃO EFICIENTE
Entendendo o conceito de "Mercado Honesto"
Apresentar a estruturação, funcionamento e casos de mini-mercados de conveniência localizados em condomínios e espaços comerciais, que atendem as necessidades das pessoas de maneira prática e rápida.
- 19/10
- - 14:00
- Esmeralda
OPERAÇÃO EFICIENTE
Entendendo o conceito de "Mercado Honesto"
Apresentar a estruturação, funcionamento e casos de mini-mercados de conveniência localizados em condomínios e espaços comerciais, que atendem as necessidades das pessoas de maneira prática e rápida.
19/10
14:00
Diamante
TENDÊNCIAS E CENÁRIOS
O varejo de alimentos, seus desafios e oportunidades
- 19/10
- - 14:00
- Diamante
TENDÊNCIAS E CENÁRIOS
O varejo de alimentos, seus desafios e oportunidades
19/10
15:30
Esmeralda
MARKETING E COMERCIAL
A força da comunicação digital para gerar fluxo em loja e no e-commerce
Marketing no ponto de venda, varejo, comunicação, marketing digital, integração de canais, integração digital, regionalização, construção de relação de jornada de compras, além do mundo Drika, Vuca e Bani.
Daniela Capeletti
Head of Client Performance, Senso Mídia de Performance
- 19/10
- - 15:30
- Esmeralda
MARKETING E COMERCIAL
A força da comunicação digital para gerar fluxo em loja e no e-commerce
Marketing no ponto de venda, varejo, comunicação, marketing digital, integração de canais, integração digital, regionalização, construção de relação de jornada de compras, além do mundo Drika, Vuca e Bani.
Daniela Capeletti
Head of Client Performance, Senso Mídia de Performance
19/10
15:30
Diamante
DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO
Governança e sucessão: desafios e oportunidades
Painel com a participação de especialistas e convidados sucessores e sucedidos do setor supermercadista mineiro.
Domingos Ricca
Conselheiro de administração
- 19/10
- - 15:30
- Diamante
DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO
Governança e sucessão: desafios e oportunidades
Painel com a participação de especialistas e convidados sucessores e sucedidos do setor supermercadista mineiro.
Domingos Ricca
Conselheiro de administração
20/10
09:00
Diamante
OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA
A jornada de dados e o varejo brasileiro
A análise de dados faz, cada vez mais, diferença na disputa pelo cliente. Entenda como utilizá-la no dia a dia de sua empresa.
Rafael Andreatta
Diretor de Inteligência de Mercado
- 20/10
- - 09:00
- Diamante
OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA
A jornada de dados e o varejo brasileiro
A análise de dados faz, cada vez mais, diferença na disputa pelo cliente. Entenda como utilizá-la no dia a dia de sua empresa.
Rafael Andreatta
Diretor de Inteligência de Mercado
20/10
09:00
Esmeralda
MARKETING E COMERCIAL
Inteligência em Pricing gerando resultados competitivos e financeiros no Varejo
Uma estratégia de precificação precisa considerar o público-alvo da loja, ter o entendimento do mercado e uma estratégia bem definida. Como a inteligência e ferramentas de pricing podem ser aplicadas de forma prática para que o varejista tenha mais competitividade e rentabilidade em um cenário cada vez mais desafiador.
Jorge Ortiz
Empresário e CEO da Pricemet
- 20/10
- - 09:00
- Esmeralda
MARKETING E COMERCIAL
Inteligência em Pricing gerando resultados competitivos e financeiros no Varejo
Uma estratégia de precificação precisa considerar o público-alvo da loja, ter o entendimento do mercado e uma estratégia bem definida. Como a inteligência e ferramentas de pricing podem ser aplicadas de forma prática para que o varejista tenha mais competitividade e rentabilidade em um cenário cada vez mais desafiador.
Jorge Ortiz
Empresário e CEO da Pricemet
20/10
09:00
Rubi
OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA
Novas tendências com lojas autônomas
As restrições impostas pela pandemia impulsionaram a transformação digital. Uma inovação que ganhou força foram os minimercados de condomínio e as lojas autônomas.
- 20/10
- - 09:00
- Rubi
OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA
Novas tendências com lojas autônomas
As restrições impostas pela pandemia impulsionaram a transformação digital. Uma inovação que ganhou força foram os minimercados de condomínio e as lojas autônomas.
20/10
10:30
Esmeralda
OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA
Diversidade e o mercado 50+
A geração 50, ou “economia prata”, já representa um dos principais segmentos de consumo e eles querem experenciar sem limites, onde estiveream e no momento que desejarem. Conheça o que é o “TOTAL COMMERCE”, modelo que integra o físico (off), o virtual (on) e o social para aumentar o engajamento, facilitar a experiência e, consequentemente, aumentar o faturamento.
Sérgio Werther Duque Estrada
CEO da Ativen
- 20/10
- - 10:30
- Esmeralda
OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA
Diversidade e o mercado 50+
A geração 50, ou “economia prata”, já representa um dos principais segmentos de consumo e eles querem experenciar sem limites, onde estiveream e no momento que desejarem. Conheça o que é o “TOTAL COMMERCE”, modelo que integra o físico (off), o virtual (on) e o social para aumentar o engajamento, facilitar a experiência e, consequentemente, aumentar o faturamento.
Sérgio Werther Duque Estrada
CEO da Ativen
20/10
10:30
Diamante
TENDÊNCIAS E CENÁRIOS
Tecnologias e o varejo do futuro
Apresentar o resumo dos principais eventos internacionais em 2022: Websummit Lisboa | NRF | SXSW | World Retail Congress e destacar as novidades em: assistentes de voz, blockchain, internet das coisas e dos sentidos, inteligência artificial, social-commerce, etc.
Vagner Jesus
Sócio e CEO do Whow!
- 20/10
- - 10:30
- Diamante
TENDÊNCIAS E CENÁRIOS
Tecnologias e o varejo do futuro
Apresentar o resumo dos principais eventos internacionais em 2022: Websummit Lisboa | NRF | SXSW | World Retail Congress e destacar as novidades em: assistentes de voz, blockchain, internet das coisas e dos sentidos, inteligência artificial, social-commerce, etc.
Vagner Jesus
Sócio e CEO do Whow!
20/10
12:00
Diamante
OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA
O uso prático de NFTs e o desafio do Metaverso
O metaverso tende a invadir o varejo. Dessa forma, mais do que interagir, jogar e se divertir, o cliente poderá fazer suas compras de modo mais imersivo, graças a realidade aumentada (RA) e aos avatares digitais.
Bruno
Co-Founder at Mercafácil
Rogério
GS
Walter Longo
Especialista em Inovação e Transformação Digital
Daniel Bottas
Atuou no Facebook - Meta
Renato Castro
Co-Founder Estratégias que transformam
- 20/10
- - 12:00
- Diamante
OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA
O uso prático de NFTs e o desafio do Metaverso
O metaverso tende a invadir o varejo. Dessa forma, mais do que interagir, jogar e se divertir, o cliente poderá fazer suas compras de modo mais imersivo, graças a realidade aumentada (RA) e aos avatares digitais.
Bruno
Co-Founder at Mercafácil
Rogério
GS
Walter Longo
Especialista em Inovação e Transformação Digital
Daniel Bottas
Atuou no Facebook - Meta
Renato Castro
Co-Founder Estratégias que transformam
20/10
14:00
Rubi
OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA
Desafios do on-line x varejo físico
Avaliar as oportunidades do varejo com um consumidor que está retornando às lojas físicas: integrando o on-line ao off-line
Sílvio Sousa
Conselheiro do Segmento de Supermercados na TOTVS
- 20/10
- - 14:00
- Rubi
OMINICANALIDADE E E-COMMERCE/TECNOLOGIA
Desafios do on-line x varejo físico
Avaliar as oportunidades do varejo com um consumidor que está retornando às lojas físicas: integrando o on-line ao off-line
Sílvio Sousa
Conselheiro do Segmento de Supermercados na TOTVS
20/10
14:00
Esmeralda
OPERAÇÃO EFICIENTE
Marcas próprias: uma tendência rentável
A pandemia e a crise econômica impulsionaram o aumento das vendas de marcas dos próprios varejistas, principalmente porque costumam ser mais baratas do que as tradicionais. O resultado mais expressivo, no entanto, é a comparação entre os períodos pré e pós-pandemia. Marcas próprias, a tendência ganha cada dia mais espaço e vem pra ficar. Conheça como criar e transformar essa estratégia diferenciada na sua empresa.
Neide Montesano
Presidente da ABMAPRO – Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização e CEO da Montesano Negócio.
- 20/10
- - 14:00
- Esmeralda
OPERAÇÃO EFICIENTE
Marcas próprias: uma tendência rentável
A pandemia e a crise econômica impulsionaram o aumento das vendas de marcas dos próprios varejistas, principalmente porque costumam ser mais baratas do que as tradicionais. O resultado mais expressivo, no entanto, é a comparação entre os períodos pré e pós-pandemia. Marcas próprias, a tendência ganha cada dia mais espaço e vem pra ficar. Conheça como criar e transformar essa estratégia diferenciada na sua empresa.
Neide Montesano
Presidente da ABMAPRO – Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização e CEO da Montesano Negócio.
20/10
14:00
Diamante
OPERAÇÃO EFICIENTE
Supermercado Milionário: a jornada
Apresentar o primeiro “reality show” de supermercados do Brasil: 28 episódios dentro de 7 supermercados, mostrando na prática as ações necessárias para colocá-los no rumo a se tornar um Supermercado Milionário.
Leandro Rosadas
Consultor
- 20/10
- - 14:00
- Diamante
OPERAÇÃO EFICIENTE
Supermercado Milionário: a jornada
Apresentar o primeiro “reality show” de supermercados do Brasil: 28 episódios dentro de 7 supermercados, mostrando na prática as ações necessárias para colocá-los no rumo a se tornar um Supermercado Milionário.
Leandro Rosadas
Consultor
20/10
15:30
Rubi
MARKETING E COMERCIAL
Adequando o mix de compra ao shopper
É na seleção e exposição dos produtos na loja que se concretiza a estratégia de sortimento de uma empresa. Um bom planejamento é vital, mas sem uma estratégia de execução no ponto de venda não haverá resultados. Saiba como ter melhores resultados na gestão do sortimento nessa palestra.
Fátima Merlin
Master Business em Marketing, Economista
- 20/10
- - 15:30
- Rubi
MARKETING E COMERCIAL
Adequando o mix de compra ao shopper
É na seleção e exposição dos produtos na loja que se concretiza a estratégia de sortimento de uma empresa. Um bom planejamento é vital, mas sem uma estratégia de execução no ponto de venda não haverá resultados. Saiba como ter melhores resultados na gestão do sortimento nessa palestra.
Fátima Merlin
Master Business em Marketing, Economista
20/10
15:30
Esmeralda
OPERAÇÃO EFICIENTE
O novo design de loja
Apresentar as tendências em arquitetura, ambientação, loja dentro da loja, como estratégias para alavancar vendas.
- 20/10
- - 15:30
- Esmeralda
OPERAÇÃO EFICIENTE
O novo design de loja
Apresentar as tendências em arquitetura, ambientação, loja dentro da loja, como estratégias para alavancar vendas.